ABNER
Bauhaus, Pós Modernismo e Cibercultura
A Bauhaus foi uma escola de Artes Plásticas e Arquitetura importantíssima que funcionou na Alemanha de 1919 à 1933. Seu método de ensino visava a junção dos vários gêneros entre arquitetura, pintura e escultura, esse método pretendia a quebra de barreiras entre artista e artesão. A simplicidade e autenticidade das formas era um padrão constante na escola. Ela impulsionou de forma importante o Modernismo nas áreas de design e arquitetura.
O Pós Modernismo é o tempo em que vivemos hoje, ou não, já que esse termo gera tanta discordância... Enfim, o Pós Modernismo é a grande e descontrolada fonte de conhecimentos, ou seja, a grande aceleração no desenvolvimento da comunicação, informação e artes. O Pós Modernismo trouxe ao conhecimento uma maior popularidade, pondo-o ao dispor da população. Isso é chamado de cultura de massa.
A Ciber Cultura é a interação entre modernidade e tecnologia, propiciando uma interatividade social incrível. A Ciber Cultura é um misto da cultura mundial que se encontra interligada por redes. Nós, seres humanos, recebemos e passamos informações através dessa rede.
MARIANA
O que eu noto em comum entre os 3 movimentos modernistas citados, é que eles surgiram através de alguma inovação notável. Seja tecnológica, social ou cultural.
A Bauhaus ganhou força logo após a industialização. Muitas necessidades, projetuais por exemplo, surgiram com a produção em série, logo, os artistas visionários da época notaram e viram a oportunidade de fazer algo novo.
Em contraste com a época da Bauhaus, onde a informação era para um grupo seleto de pessoas, o período Pós Moderno pode ser visto como um momento de estagnação intelectual e cultura da maior parte da sociedade. Onde uma informação de baixa qualidade ganha espaço de maneira fácil, mau-acostumando os receptores, moldando pensamentos e roubando personalidades, assim temos como exemplo a tv.
A cibercultura é algo muito novo, onde a sociedade acostumada com a estagnação vai sofrer grande impacto e notar que é necessário sim formar opinião, ter uma personalidade e conceitos, pois na cibercultura, é possível você se dar bem ou se dar mau muito fácil. Se deixar levar pelos vícios é um grande perigo em contra partida é aberto o mundo diante de cada pessoa, possibilidades de formação intelectual e moral, pela quebra das fronteiras da infomação e da interatividade com outros indivíduos.
JANAINA
A Bauhaus foi a 1° escola de Design do mundo.Fundada por Walter Gropius onde teve a fusão da escola de Belas Artes e a escola de Artes ofícios, unindo arte e artesanato, criando produtos funcionais com característica artísticas.
Após a 1° guerra mundial, um novo período se iniciava para Bauhaus, que a partir daí tanto na arquitetura quando na criação de bens de consumo, priorizava a funcionalidade, seguindo a orientação para produção em grande escala, porém não deveriam se limitar a isso.
O pós-modernismo se caracteriza pelo fim das metanarrativas, onde grandes esquemas explicativos não são mais aceitos e nem a ciência é mais vista como verdade. Com a globalização veio a cultura de massa que é destinada a um grande público, e conquistou a maior parte do mercado por causa das tecnologias da comunicação, que são utilizadas como foma de manipulação, diminuindo a qualidade dos itens que são direcionados a esse público. Com essa filtragem, se algo tem uma qualidade maior e se sobresaí perante os outros, é retirado do ar.
A grande utilização do recurso audiovisual para transmitir mensagens e definindo uma falsa realidade, formando indivíduos sem senso crítico da realidade.
A cibercultura caracteriza-se pela troca de informação e a aproximção entre várias pessoas, de diversas partes do mundo dentro de um espaço virtual, internet. Com a ficção cientifica, a cibercultura se tona mais presente na vida do cidadão, seja por qualquer forma de utilização das tecnologias digitais. Ao contrário das mídias tradicionais, onde há a seleção e filtragem de informção, na internet, qualquer um pode transmitir e receber diversas informações de diferentes estilos, tudo é compartilhado. A ciber cultura trouxe grandes consequências para as formas de relação social.
ELTON
Uma das primeiras escolas de design no mundo, teve seu funcionamento entre 1919 e 1933, sendo uma impulsionadora do modernismo na época.
Posteriormente ao movimento Arts and Crafs, que buscava resgatar as atividades ligadas ao fazer manual em contraponto à revolução industrial, a Bauhaus buscou o equilíbrio entre a arte e o artesanato, com as tecnologias trazidas a partir da revolução industrial e a produção em série.
Walter Gropius, um de seus fundadores, tratava de alguns paradigmas que viriam a nortear os objetivos da escola, sob a forte influencia do modernismo, como:
- O combate à arte pela arte
- Elevação da personalidade do indivíduo através da livre ciração
- Formação de indivíduos (e não simples profissionais) atentos às expressões da sociedade moderna.
- Desenvolvimento de bens de consumo funcionais, de custo reduzido e para produção em massa.
Além de ter uma revista interna com o nome da instituição publicou uma seria de livros chamados Bauhausbücher, disseminando as linhas de pensamento da escola através destas.
O projeto de ensino previa propostas de mudança na arte e no design, liberdade de criação para alunos e professores, dentro dos parâmetros comuns daquela escola.
Pós modernismo
Caracterizado pelo atual período da sociedade em que vigora o capitalismo, onde as grandes verdades são a todo momento questionadas, tanto as religiosas quanto as científicas. Quanto ao seu período exato (inicio e provável fim) ainda há discordância entre os estudiosos.
Mas grandes mudanças no seculo xx puderam ser observadas, caraterizando pelo menos o seu inicio, como novos pensamentos e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, como jamais vistos na história, alterando consequentemente forma de pensar e agir dos indivíduos.
A cultura em foco deixa de ser a elitista, entrando em cena a cultura de massa, com advento das comunicações como o radio e a televisão, como ferramentas do capetalismo... ops! Capitalismo.
A partir de 80 com a globalização, o capitalismo rompe todas as fronteiras buscando maiores mercados, difundo seus valores a todos os seus "consumidores" em potencial, criando uma cultura em nÍvel global.
Atualmente, a sociedade vive o momento em que tudo é comunicável, e expressa (e vende) algo. A sociedade do TER e PARECER. Imagem é tudo.
Cibercultura
Trata da relação mais próxima entre as formas de comunicação/relação social mediadas por tecnologias em constante evolução. Antes tratava pela ficção científica, cada vez mais se aproxima da realidade. Atráves da comunicação global proporcionada pela internet e outros meios, a aproximação (pelo menos virtual) entre as pessoas é crescente e inevitável.
Tendo a interatividade como seu maior recurso, novas formas de se relacionar, comunicar e viver surgem a partir da cibercultura, modificando diversos âmbitos da sociedade atual.
Recomendo a todos que assistam o filme Subistitutos (Título original: Surrogates), com Bruce Willis. O filme mostra uma interessante e trágica nova forma de relação proporcinada pela tecnologia.
6 de nov. de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)