18 de set. de 2009

Imagem e Emoção

Ao compor ou captar uma imagem, esta em seu objetivo final, quase sempre visa transmitir, registrar e/ou provocar algum tipo de emoção em seu espectador: prazer, horror, asco, alegria, tristeza, comoção, sedução, e muitas outras. Para isso, diversos são os elementos estéticos que podem denotar/provacar estas emoções.

Luz
Pode indicar o clima da cena, passando da alegria, liberdade e leveza com cenas claras e bem iluminadas; até a sobriedade, depressão, solidão e terror, entre outros, utilizando de recursos como penumbra e contrastes em objeto e pano de fundo.

Expressões faciais e corporais
Espressam o sentimento da pessoa presente na imagem em geral com identificação mais fácil por quem a interpreta. Imagens focadas em gestos ou partes específicas do corpo também podem transmitir informações de forma igualmente significativa.

Cores
As cores são carregadas de significações, tendo grandes variações em função da cultura e do contexto em que está sendo aplicada. Combinada com outros elementos, também é um elemento estético a transmitir emoções, presente nos objetos da imagem, no tom de cor predominante da imagem como um todo, ou em detalhes menores.

Lembrando que estes e outros elementos estéticos deve estar afinados com o público que se propõe a atingir, para que a informação seja transmitida com o mínimo possível de interepretações dúbias.

São tantas emoções...
Vejamos na imagem abaixo as emoções perceptíveis de forma geral:

A dança, o movimento, o orgulho de uma tradição, a alegria, todos sentimentos demonstrados pela expressão corporal e facial da dançarina em primeiro plano, sendo assistida pela público ao fundo.

Analisado mais detalhadamente a imagem, vejam de perto a expressão do rosto do rapaz na primeira cadeira à direita.


Que sentimentos a expresão facial do rapaz passa, dentro do contexto desta imagem?
Quem quiser da um palpite envie nos comentarios da postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário